08/12/2008

Pedra Grande – Serra da Cantareira

Acordamos as 05:00h da matina para fazer esse passeio. Seguimos até a cidade de São Paulo na casa de nossos amigos Rafael e Izilda os idealizadores da caminhada. Após um café da manhã reforçado seguimos para conhecer a maior floresta em área urbana do mundo: A Serra da Cantareira.


O núcleo escolhido: Pedra Grande. O mais popular que tem a entrada pela rua do Horto. Ele é o mais antigo do parque, acessível ao público desde 1989. Promessa de caminhadas “fortes” e grandes paisagens lá fomos nós.


Localização do parque via satélite


O caminho que percorremos foi mais ou menos de 10 km no total. A questão era o terreno pois estávamos numa serra ou seja: subidas e descidas íngremes, com muita sombra proporcionada por muitas árvores ao redor. Pelo menos não sofremos com o sol. Ainda bem.


Informações sobre a trilha

E lá passamos toda a manhã do dia 07/12/2008. Realmente para a gente que por conta de faculdade e as outras correrias absurdas do dia-a-dia somos sedentários, foi um pouco cansativo. Mas a vista e o clima que conferimos - isso tudo dentro da cidade de São Paulo - foi uma coisa que me deixou atônita. Em vários momentos eu tinha que me esforçar a acreditar que estávamos de fato dentro da cidade.


Muitos passos e respirações ofegantes depois, chegamos finalmente na Pedra Grande.

São respeitosos 1.010 m de altura, proporcionando uma vista muito bonita e interessante. Pena que a poluição deixa aquela névoa negra e impede que a gente veja tão longe como gostaríamos de ver. Em dias de tempo limpo (pós chuva como garante o Rafael) é possível ver até mesmo a Serra do Mar. Mas infelizmente não foi o nosso caso. Uma pena.


Chegada a Pedra Grande


Vista da cidade de São Paulo

Vista do Pico do Jaraguá

Vista aérea da pedra Grande


Informações do museu da Pedra Grande

Dicas para quem se interesse pelo passeio:


Alongamento: Um bom alongamento antes e depois da caminhada é uma coisa que vai muito bem, por mais que você seja sedentário ou não, haverá um grande esforço pelo caminho.

Roupa apropriada: Caminho com trilhas de acesso médio a difícil. Um bom tênis e roupa confortável são fundamentais. Acreditem, vi uma moça subindo descalça. Tem doido pra tudo.

Máquina Fotográfica: Tem muita coisa pra registrar pelo caminho todo. Fique atento aos pequenos detalhes, são grandiosos aos olhos mais atentos.

Taturanas: Não sei se foi pela data que fomos, mas havia muitas taturanas por todos os lados onde a gente olhava. A maioria era de uma espécie preta que por ser leve voava com o vento. Em alguns momentos nos pegamos com umas pelo corpo (por sorte estavam na roupa). Portanto todo cuidado é pouco.

A última que eu vi foi no banco estratégico de retorno do Lago das Carpas. A gente sentou ali e não havia nada. Quando olho para trás vejo um bichinho verde lindo (não deixa de ser lindo) passeando na parte superior do banco. Uma encostadinha e o domingão ia pro saco. Por sorte a vimos a tempo.


Taturana simpática que estava sobre o nosso banco e nem a vimos


Cobras e aranhas: Estamos numa mata, eles estão por todos os lados. Um calçado apropriado já ajuda mas cuidado com folhas secas também. Não sei se é possível ver algo ai no meio(foto), mas havia uma cobrinha valente e nervosa ganhando muitos flash da gente e de outra turma que subia a ladeira.

Bugios: Logo no começo da caminhada avistamos belos macaquinhos na copa das árvores. Ficamos lá olhando para eles e eles para a gente. Quando um funcionário do parque informa que não deveríamos ficar ali pois eles adoram jogar suas fezes em cima dos humanos curiosos. Saímos de lá rapidinho e observando melhor havia muita sujeira orgânica ao redor de onde paramos. Sorte ele nos avisar. Quase fomos alvo.


Bugio na copa da árvore

Depois de tantas subidas vem uma idéia falsa que só temos descidas pela frente e será muito mais fácil. Descida claro é melhor que subida, porém ela joga todo o esforço nos pés. Portanto foi bem cansativo voltar também, então reserve suas energias também para o retorno.


Ladeira para subir


Descida íngreme. Vai encarar?

Bom, posso dizer que foi um domingo muito agradável e divertido, com esforço físico com um retorno muito gratificante. É um longo trajeto mas muito atrativo com natureza 100% e vista espetacular. Exercícios pra mente e corpo.


Não perca tempo. Quando puder dê um pulinho no Núcleo da Pedra Grande. Vale a pena. Nós optamos em conhecer dois lugares a Pedra Grande e o Lago das Carpas. Mas existem outras trilhas que podem ser feitas também. Para o gosto de todos.


No caminho do Lago das Carpas, placa indica divisa com Mairiporã

Lagoa das Carpas

Lagoa das Carpas

Carpa

Hortências

Próximo ao Lago das Carpas, cheia de taturanas.

A volta, vendo a placa do percurso total. (Da entrada a Pedra).

Links interessantes e usados para criação desse post:

Ecoturismobrasil

Veja Sao Paulo


Passeio a Pedra Grande

Elenco: Luciane, André, Carina, Roberto, Izilda* e Rafael* (*Anfitriões)

Fotos Carina e Sites citados


6 comentários:

  1. Lu, cansei só de ver!!! hahaha...
    E como vc consegue achar uma taturana bonita??? rsrs...
    E olha só esses macaquinhos...coisa feia fazer cocô nas pessoas, hen?! haha...
    Adorei o post, vou passar por aqui seeempre!!!
    Beijos da Nat =D

    Te adr...


    Ps.: CONSEGUI!!! haha

    ResponderExcluir
  2. É interessante saber que existem lugares como esse numa cidade como aminha
    valeu

    ResponderExcluir
  3. Essa bilheteria é cara? Porque um parque tem que cobrar não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro, o valor é bem baixo, R$ 2,00. Ajuda na manutenção e segurança do parque. Não é um valor exortitante, concorda?

    ResponderExcluir
  5. Nossa, isso é dentro de são paulo? nao acredito

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito do parque, achei legal terem colocado as fotos com os comentários, parabéns, ficou 10!

    Abs!
    Roni

    ResponderExcluir